Lançamento de livros do Prof. Dr. Thiago Aquino

O Instituto Geist tem a honra de convidar para o lançamento de livros e bate-papo com o Prof. Dr. Thiago Aquino, renomado pesquisador em Logoterapia.

Informações
31 de julho de 2015, 19h, no Auditório da Escola Upaon-Açu.
Evento gratuito!

Lançamento Thiago

A presença não ignorada de Deus na obra de Viktor Frankl

Por meio da análise existencial, Viktor Frankl descobriu uma religiosidade inconsciente, ou seja, uma relação intencional para com Deus velada para a consciência do homem moderno. Essa compreensão apenas pôde ser captada e sintetizada por um autor que fosse de fato uma pessoa profundamente sensível ao fenômeno religioso, o que permitiria vislumbrar e reintegrar a religiosidade em uma dimensão saudável do ser humano. Nessa perspectiva, o presente livro teve como principal escopo compreender o significado da religião e da religiosidade para a logoterapia e identificar as principais implicações nas concepções de homem e de mundo dessa escola de psicoterapia.

Sentido da vida e valores no contexto da educação

O livro tem o objetivo de prevenir o vazio existencial em ambiente escolar, tendo por base a Logoterapia e a Análise Existencial de Viktor Frankl.
O autor se preocupa fundamentalmente com a formação de valores e a questão da busca de significado e sentido na vida, que, na sua visão, se constitui como um direito humano fundamental. Sendo assim, entende que a escola deveria incluir e trabalhar temáticas existenciais para a formação do espírito humano entre os ensinamentos transmitidos aos seus alunos.
A primeira parte, mais teórica, trata dos fundamentos da chamada “logo-educação”, tendo como base os princípios do existencialismo de Viktor Frankl, e propõe uma “logo-pedagogia” que eduque não só o intelecto, mas também o espírito humano. A segunda apresenta propostas de atividades e dinâmicas para serem utilizadas junto aos adolescentes, partindo da leitura e interpretação de textos curtos, como fábulas, parábolas e poemas, que fazem a transposição da linguagem filosófica da logoterapia para exemplos mais concretos e acessíveis, possibilitando a reflexão sobre o sentido da vida e do sofrimento humano. Espera-se, assim, levar a questionamentos e tomadas de posição diante dos dilemas da vida.
A metodologia utilizada é baseada no diálogo socrático, sem estabelecer respostas certas ou mais adequadas às questões, mas permitindo que os envolvidos possam se expressar livremente.

Thiago A. Avellar de Aquino

É professor Adjunto da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) do Departamento de Ciências das religiões; professor credenciado do Programa de Pós-graduação em Ciências das Religiões (UFPB), é também líder do grupo Nous: Espiritualidade & Sentido (CNPq) e autor de vários artigos e livros sobre Logoterapia e Análise Existencial.

Deixe uma resposta