Conhecendo a Psicologia no Maranhão

Por Márcia Antonia Piedade Araújo. Universidade Federal do Maranhão.

história, maranhão, psicologia, pdf

[dc]E[/dc]ntende-se que, para compreender a Psicologia, é preciso considerar-lhe a história – não a que busca somente uma linearidade evolutiva, mas a que está em processo e é conhecida através de amplos estudos e pesquisas realizadas sobre essa ciência e profissão. A compreensão de sua trajetória é indispensável para pensar-se a Psicologia em suas transformações e problemáticas atuais.

Conhecer essa história no Maranhão, por mais recente que seja, faz parte dos muitos estudos que estão acontecendo nessa área. Isto diz respeito à recuperação da memória da Psicologia, tema sobre o qual os pesquisadores, ao longo das últimas décadas do século XX, tanto no meio nacional quanto internacional, têm demonstrado crescente interesse. A necessidade de escrever sobre esse tema encontra eco nas palavras de Massimi (1990, p. 75-76): “[…] qualquer tentativa de preservação, coleta ou indagação crítica, relativa a áreas ou âmbitos específicos da psicologia brasileira representa uma contribuição fundamental”.

Destarte, assinala-se neste estudo o aparecimento da Psicologia no Estado do Maranhão, embora com considerável atraso em relação a outras regiões do país. Nessa tentativa, construiu-se essa história com base em referencial teórico e pesquisa empírica ressaltada nas informações colhidas dos atores sociais que vivenciaram esses percursos.

2. BREVE PERCURSO DA HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

A necessidade de contextualizar a Psicologia em seu âmbito social e cultural no Brasil tem motivado um aumento progressivo de sua historiografia. Algumas contribuições nessa área são devidas a iniciativas e esforços de pesquisadores preocupados em entender um campo que apresenta muitas divergências e enfoques contraditórios.

As diferentes formas de contar a História da Psicologia têm mostrado que o processo histórico é contínuo, mas não linear, pois ele tem idas-e-vindas, e a forma como se conta a história pode influenciar o porquê de ela ser contada, e ainda o que ser contado nela.

Enquanto área de conhecimento, a Psicologia é considerada uma produção histórica concretizada numa realidade, relacionada com diferentes fatores de natureza política, social, cultural e científica. Contudo, esta é uma visão recente, pois ela tem passado por uma considerável avaliação no que se refere à análise de sua constituição e ao seu processo de mutação enquanto ciência e profissão. As reflexões e explicações nesse sentido devem-se ao fato de que, enquanto ser humano, se está em permanente movimento e transformação.

Para continuar lendo o artigo, clique aqui.

[line]

One thought on “Conhecendo a Psicologia no Maranhão

  1. cristianne Reply

    muito bom…uma história que merece ser contada!!!

Deixe uma resposta